Naturopatia

Partilhar

A Naturopatia é vista como uma Medicina Natural, que tem por objetivo atuar na cura ou alívio da doença e também na sua prevenção. O nosso corpo reage com os seus próprios mecanismos de defesa e de reequilíbrio, desencadeando um processo que conduz à cura 100% natural.

Assim, um profissional formado em naturopatia tem o intuito de ajudar o organismo a buscar o equilíbrio da saúde física, mental e emocional do paciente através de terapias naturais como fitoterapia (suplementos a base de plantas), reflexologia, nutriterapia, auxílio Orthomolecular (vitaminas e minerais), aurículoterapia, homeopatia. Podendo ser utilizadas em inúmeras perturbações, tanto crónicas como agudas, abrangendo patologias diversas como: anemia, perturbação do sono, esgotamento físico, artrite, diabetes, alergias, sinusite, constipações, tensão pré-menstrual, menopausa, osteoporose, obesidade, problemas de pele, afecções digestivas, bronquite, candidíase, enxaquecas, cistite, irritações do cólon, obstipação, má circulação, stress e ansiedade, entre outras.

 A Medicina Naturopática também dá aconselhamento de novos hábitos de vida, adoptando: uma dieta equilibrada, um estilo de vida moderado, uma atitude positiva, a prática regular de exercício físico, tempo para actividades de lazer.

Em pacientes oncológicos, a medicina natural, integrada com a medicina convencional contribui para à diminuição dos secundários da quimioterapia como náuseas, cansaço físico por melhorar a capacidade de recuperação do organismo.

Na Fisioterapia Oeiras um aconselhamento Naturopático é feito através de uma anamnese, que normalmente tem uma duração de 1hora e 30 minutos, onde os dados do paciente serão de extrema importância para poder usar a terapêutica mais adequada, para aquela situação.

Vale lembrar que para este tipo de terapia não existem restrições de idade ou género, é uma opção válida para todos que procurem uma alternativa ou um complemento terapêutico.

 

Áreas de Intervenção das terapias Naturopáticas:

Aconselhamento de Nutriterapia

Nutriterapia fundamenta-se na correção dos excessos alimentares, e da carência nutricional, tendo como finalidade a saúde e o equilíbrio do indivíduo. É sugerido um plano nutricional personalizado, adaptado às necessidades de cada pessoa, levando em conta as características físicas e o estilo de vida. Tem como principal objetivo identificar e corrigir as fragilidades e distúrbios que o organismo apresenta.

Os alimentos são escolhidos conforme o gosto e preferência de cada pessoa, considerando os benefícios para à saúde, sendo que os mesmos podem evitar ou curar doenças. Em algumas situações, a suplementação natural, com nutrientes essenciais, como vitaminas, minerais, ácidos gordos, aminoácidos, fibras e fitonutrientes, são coadjuvantes ao tratamento.

Indicações para Nutriterapia

Apoio para a perda de peso

Tratamento para distúrbios digestivos

Alimentação desportiva

Ação anti-inflamatória

Prevenção de doenças

Estimulação do Sistema Imunitário

Aconselhamentos

Reeducação Alimentar em casos de:

Excesso de peso

Colesterol elevado

Manutenção da Saúde

Aurículoterapia em casos de:

Stress e ansiedade

Insónia

Estados depressivos

Regulação do apetite Dor.

Marque já a sua consulta com a Elisangela Massochin - 964 987 672 na Fisioterapia Oeiras!

 






Currículo Profissional

Profissional: Elisangela Massochin

ler mais