Ponto Feng Fu

Partilhar

Na medicina tradicional chinesa, o corpo é considerado um sistema energético. Apoiando-se nesse pensamento, a medicina chinesa aproveitou algumas técnicas, como a acupuntura, a acupressão e as massagens para equilibrar o fluxo de energia das pessoas e a função dos seus órgãos. A partir desse conceito, os chineses descobriram que o corpo tem diferentes pontos de pressão que ao serem estimulados, podem melhorar a saúde tanto ao nível físico como emocional.

O ponto Feng Fu é um desses pontos de pressão que oferece incríveis benefícios à saúde. Este ponto encontra-se localizado exactamente onde se unem a cabeça e o pescoço. 

À medida que o tempo passa e com as experiências que temos ao longo da vida, vamos experimentando diferentes tipos de dor em todo o corpo, que podem ser o resultado de uma lesão física como um corte, queimadura ou golpe, mas também podem ter origem no interior do corpo como, por exemplo, dores de cabeça, de dentes ou gástrica. Se estas dores forem recorrentes e não forem tratadas rapidamente, irão concerteza afectar as actividades quotidianas e a qualidade de vida do indivíduo.

Frequentemente, as pessoas tomam analgésicos para diminuir os dores mas, infelizmente, não costumam chegar à raiz do problema e podem sofrer efeitos secundários. O que poucos conhecem é que uma técnica tão simples como a estimulação com gelo do ponto Feng Fu pode ter melhores efeitos do que qualquer outro analgésico.

A terapia Feng Fu com gelo deriva da acupuntura, que consiste na inserção e na manipulação de agulhas em certos pontos do corpo com o objectivo de restaurar a saúde e o bem-estar dos pacientes. Neste caso, o ponto que terá que ser estimulado é o que está justamente onde se une o pescoço e o crânio, para o qual simplesmente vamos usar uma pedra de gelo.

O método consiste em deitar-se de barriga para baixo e colocar uma pedra de gelo (de aproximadamente 2 x 2 cm) no ponto Feng Fu e deixá-la actuar durante 20 minutos. É importante fazê-lo regularmente, com descansos de dois ou três dias. A regra principal é fazê-lo em jejum e antes de se deitar. Uma vez colocado o gelo no ponto Feng Fu, vai sentir o frio por apenas 40 segundos. Passado este tempo, começará a sentir uma sensação de calor que tornará a terapia mais agradável.

Os benefícios da estimulação do ponto Feng Fu são:

- Melhorar a qualidade do sono;
- Ajudar a melhorar o estado de ânimo e a vitalidade em geral;
- Regular o trabalho digestivo;
- Ajudar a prevenir e a tratar constipações;
- Combater e aliviar diferentes doenças como a dor de cabeça, dor de dentes ou dor nas articulações, entre outros;
- Aliviar o síndrome pré-menstrual;
- Ajudar nos transtornos psicoemocionais, como o stress, fadiga crónica, depressão ou insónias.

De que está à espera para experimentar? 






Acupuntura

A Acupuntura é uma parte importante do grande tesouro da Medicina Tradicional Chinesa...

ler mais

Acupuntura e Fisioterapia

A acupuntura faz parte de um conceito ou de uma filosofia de tratamento muito abrangente...

ler mais

Acupuntura nas dores de cabeça

A enxaqueca é um dos tipos de cefaleia (dor de cabeça), que se caracteriza por uma dor...

ler mais

Dor nas Costas e a Acupuntura

As dores nas costas, sejam de carácter cervical, dorsal ou lombar, são um mal comum na...

ler mais

Ponto Feng Fu

Na medicina tradicional chinesa, o corpo é considerado um sistema energético. Apoiando-se...

ler mais